Leituras essenciais em recrutamento e seleção

Recomendamos a leituras de dois livros essenciais para quem trabalha na área de Recursos Humanos e precisa recrutar, selecionar e desenvolver pessoas nas suas organizações.

The Assessment and Selection Handbook – Tools, Techniques and Exercises for Effective Recruitment and Development


Este livro oferece conselhos e ferramentas para, de forma eficaz, introduzir, projetar e desenvolver assessments ou centros de avaliação numa organização. Inclui um quadro de referência projetado especificamente para uso em centros de avaliação e dicas para recrutamento e seleção de pessoas. Adicionalmente, também examina os principais critérios utilizados para orientar a escolha de ferramentas de seleção nas organizações e compara os centros de avaliação com outros métodos comummente utilizados. Os métodos de seleção transversais também podem ser usado por gestores e profissionais de RH que desejam desenvolver os seus colaboradores e, por isso, consideramos uma leitura fundamental para os profissionais da área.

Psicología de la Selección de Personal


Neste livro os autores apresentam as principais técnicas, teorias, investigações e debates existentes sobre a problemática do recrutamento e seleção de pessoas. Destina-se a ajudar os alunos e os profissionais reconhecer os principais indicadores de desempenho e instrumentos mais adequados para cada um desses indicadores. Tomas Chamorro-Premuzic e Adrian Furnham realizaram um estudo abrangente, crítico e atual sobre os constructos que usamos para avaliar as pessoas - inteligência, personalidade, criatividade, capacidade de liderança e talento – esforçando-se para determinar em que medida cada um deles contribui para prever as diferenças no desempenho dos indivíduos.

Na discussão sobre os temas habituais que dizem respeito ao recrutamento e seleção de pessoas, o uso de entrevistas de recrutamento, referências, dados biográficos, testes de avaliação e desempenho académico, esta obra suscita um intenso debate sobre as teorias subjacentes à utilização destas técnicas e provas de seleção, bem como a utilidade e validade que os suportam.

Recomendamos a leitura deste interessante trabalho a todos os estudantes de psicologia e profissionais de gestão de recursos humanos e a todas as pessoas que tenham interesse nas questões relacionadas com o recrutamento e avaliação de desempenho.


E o leitor, que livros recomenda neste domínio de intervenção?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar