Percentil ou Percentagem?

A cotação dos testes psicológicos é, cada vez mais, uma tarefa mecânica ou informatizada, devido à crescente expressão da utilização de testes em formato autocorrigível e da aplicação e correção online de testes psicológicos. Não obstante, a atribuição de significado aos resultados obtidos continua a estar subordinada ao trabalho de interpretação do psicólogo.

Processo de interpretação - Pontuações diretas


Neste processo de interpretação, o primeiro passo é compreender a transição das pontuações diretas obtidas (também denominadas notas brutas ou resultados brutos), isto é, o valor numérico resultante da cotação do teste, para as respetivas pontuações transformadas.

As pontuações diretas variam, por exemplo, com o número de itens, nível de dificuldade ou o tipo de cotação, e são diferentes de teste para teste. É necessário transformar as unidades das pontuações diretas numa escala onde a diferença entre resultados tenha um significado absoluto, independente das características concretas do teste.

Pontuações transformadas


As pontuações transformadas dão-nos informação que resulta da comparação dos resultados do indivíduo com os resultados médios obtidos por uma amostra de referência - grupo de referência ou grupo normativo - de características idênticas às do indivíduo. Permitem, por exemplo, avaliar a distância a que os resultados do sujeito se situam face à média dos resultados obtidos pelos indivíduos que compõem a amostra de referência ou que percentagem de casos da amostra de referência tem resultados inferiores à pontuação direta obtida pelo indivíduo avaliado.

Percentil e percentagem


Uma das pontuações transformadas mais comummente utilizada é o Percentil. Apesar de ser vulgarmente utilizada, neste e noutros contextos, é por vezes mal interpretada. Neste sentido, é importante ter presente os conceitos de percentil e de percentagem e a forma como se relacionam:

  • Percentagem (%): Proporção calculada em relação a uma grandeza de cem unidades, fração centesimal de uma grandeza, proporção em relação a cem. A percentagem pode ser encontrada multiplicando o valor numérico da relação por 100. Por exemplo, para calcular a relação entre 13 pontos num total de 250 maçãs como uma percentagem, primeiro é necessário encontrar a proporção 13/250: 0,05, e depois, multiplicar por 100 para obter a percentagem de 5%.

  • Percentil (PC): É o ponto da distribuição dos resultados ordenados da amostra (por ordem crescente dos dados) em 100 partes de igual amplitude, no qual ou abaixo do qual se situa uma determinada percentagem de casos. Por exemplo, um resultado no percentil 95 significa que 95% dos resultados se situam nesse ponto ou abaixo dele, enquanto um resultado no percentil 5 significa que apenas 5% dos resultados se situam nesse ponto ou abaixo dele.

Ao utilizarmos a escala percentílica (escala ordinal que varia entre o 1 e o 99, de média 50) para interpretar os resultados dos testes psicológicos, o valor em percentil indica-nos a posição relativa do sujeito por comparação com os outros membros do mesmo grupo normativo, nomeadamente a percentagem de elementos do grupo que obtém resultados inferiores aos do sujeito avaliado.


A confusão que surge aquando da utilização de ambos os conceitos acontece frequentemente devido à distribuição das percentagens de resultados obtidos pelas 100 unidades da escala percentílica não ser, na grande maioria dos casos, homogénea. Aliás, na grande maioria dos casos, as variáveis em estudo apresentam distribuições de resultados onde podemos observar uma grande percentagem de resultados em torno do resultado do valor médio.


Para que esta relação esteja presente, de forma clara, recomendamos ter sempre por perto a famosa representação da distribuição normal e respetiva correspondência com as pontuações transformadas a utilizar:

2 comentários

  1. Então é possível numa escala de 1 a 99, um candidato ter nota superior a 99?

    ResponderEliminar
  2. Penso que o vosso Blog é de extrema utilidade.

    ResponderEliminar

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar