Relatórios Interpretativos: como, quando e porquê?

A Plataforma TP Online by Cegoc possibilita aos psicólogos o acesso a Relatórios Interpretativos de determinados testes. Ou seja, além do Perfil Gráfico de Resultados, é também possível obter um relatório com a análise e interpretação dos resultados.



Como?

O acesso aos relatórios é disponibilizado na Plataforma TP Online by Cegoc, através do download de um PDF.

Para os clientes que utilizam a versão online dos testes psicológicos, o Relatório Interpretativo faz parte das opções de consulta de resultados, disponíveis na plataforma. No caso dos clientes que utilizam a versão papel e lápis, e que apenas têm disponível o Perfil Gráfico de Resultados, a aquisição dos relatórios é opcional. Para tal, apenas necessitam de adquirir créditos específicos para o acesso aos relatórios. Estes créditos, comercializados em pacotes de 10 unidades, são carregados na plataforma, à semelhança dos créditos de correção (1 crédito = 1 relatório).


Quando?

A obtenção dos Relatórios Interpretativos é simultânea à obtenção dos resultados nos testes. Ou seja:

- No caso dos testes em formato papel e lápis, com correção através da Plataforma online, a obtenção do Relatório Interpretativo só é possível após a conclusão da correção do teste.

- No caso dos testes com aplicação online, a obtenção do Relatório Interpretativo só é possível após o Examinando terminar de realizar o(s) teste(s). Os testes administrados através do sistema de aplicação online não necessitam de ser corrigidos uma vez que o examinando responde diretamente no seu workspace, na plataforma. Consequentemente, quando o examinando termina o teste (ou porque chegou ao final do teste ou porque o tempo disponível para a realização da tarefa terminou) automaticamente a plataforma disponibiliza os resultados.

Resumindo, sempre que os resultados estejam disponíveis, a plataforma gera de forma automática os respetivos Relatórios Interpretativos. É um processo muito rápido e simples, que não necessita da intervenção da Cegoc.


Porquê?

O objetivo dos Relatórios Interpretativos é apoiar os Psicólogos no processo de interpretação dos resultados, fornecendo-lhes informação detalhada sobre cada uma das dimensões avaliadas pelo teste em questão.

Em alguns casos é até mesmo possível, através dos Relatórios Interpretativos, obter análises comparativas entre dimensões, estudos detalhados sobre os itens e resultados compósitos que não estão acessíveis através da análise do Perfil Gráfico de Resultados ou do manual do teste. Estes Relatórios permitem, por isso, acesso a informação detalhada, possibilitando uma análise mais profunda dos resultados.

Pela sua linguagem simples e acessível, podem também ser entregues diretamente ao sujeito avaliado – sempre com o apoio e intervenção do Psicólogo – isto se o Psicólogo assim o pretender. Por exemplo, em orientação vocacional, desenvolvimento pessoal, coaching, etc.

Em que testes podemos obter Relatórios Interpretativos?

  • BIP – Inventário de Personalidade e Competências para as Organizações


O Relatório Interpretativo do BIP – Inventário de Personalidade e Competências para as Organizações dá-nos uma interpretação detalhada da forma como o resultado obtido em cada uma das dimensões se traduz em contexto organizacional.

  • GPP-I – Perfil e Inventário de Personalidade de Gordon


No caso do GPP-I – Perfil e Inventário de Personalidade de Gordon, o Relatório Interpretativo dá-nos informação pormenorizada sobre o significado do resultado obtido, para cada uma das dimensões.

  • IPP-R – Interesses e Preferências Profissionais – Edição Revista


A análise de dados obtida com o Relatório Interpretativo do IPP-R – Interesses e Preferências Profissionais- Edição Revista é bastante detalhada, dando-nos acesso a:

- Análise dos Estilos de Resposta (análise da distribuição das respostas e verificação de itens críticos);

- Perfil Gráfico de Resultados;

- Análise das diferenças entre Atividades e Profissões;

- Identificação do Top de Preferências (com propostas de formação superior e formação profissional para cada um dos campos identificados);

  • TOM – Teste de Orientação Motivacional


Relativamente ao TOM – Teste de Orientação Motivacional, o Relatório Interpretativo dá-nos informação sobre:

- Estilos de Resposta;

- Perfil Gráfico de Resultados;

- Descrição do Perfil Motivacional;

- Interpretação dos Resultados para cada uma das Orientações Motivacionais;

  • EFAI – Avaliação Fatorial das Aptidões Intelectuais


O Relatório Interpretativo da EFAI – Avaliação Fatorial das Aptidões Intelectuais apresenta-nos, para além do perfil gráfico de resultados:

- Interpretação dos resultados obtidos;

- Recomendações relativas aos métodos de ensino/formativas;

- Sugestões sobre estratégias para o desenvolvimento das aptidões e memória;



Para obter mais informações sobre estes produtos, poderá entrar em contacto com a Equipa de Testes Psicológicos, através do e-mail testes@cegoc.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar