Coaching… sabe do que se trata?

O Coaching, enquanto modalidade de intervenção orientada para o desenvolvimento pessoal, tem recebido bastante atenção nos últimos anos. A relevância que lhe é atribuída levou mesmo à criação da especialidade avançada Coaching Psicológico em Psicologia.



Da nossa parte, para além da criação da Escola de Coaching Executivo (pode obter mais informações clicando aqui), lançámos o Blog de Coaching (conheça-o clicando aqui) que reúne uma série de textos, interessantes para a compreensão deste processo. O know-how partilhado pelos nossos especialistas ajudará, certamente, os profissionais a conhecerem o que é o coaching ou a aprofundarem os seus conhecimentos sobre o mesmo.

Através do Blog de Coaching ficará a saber, por exemplo:
Neste texto, o autor inicia um espaço de partilha acerca dos contornos e limites da intervenção de coaching (fortemente influenciado pela visão da ICF – International Coach Federation), distinguindo, como ponto de partida, o que é e o que não é coaching.
Um dos maiores legados da ICF (International Coach Federation) para o mundo do coaching são as suas “Competências Nucleares de Coaching”. O seu desenvolvimento teve como propósito inicial a expansão do conhecimento do coaching e da profissão de coaching a nível global, tal como se define, se vive e se pratica dentro da ICF.
Reflexão sobre as competências centrais de coaching da ICF, procurando aprofundar o nosso conhecimento sobre este grande legado da ICF para o coaching profissional a nível global. Neste texto identificamos alguns contributos das várias áreas de “saberes” na competência “Estabelecer o acordo de coaching”.
A competência “Presença em Coaching” define-se como “a capacidade para estar plenamente consciente e criar um relacionamento espontâneo com o cliente, usando um estilo aberto, flexível e confiante”. Como se estabelece presença em coaching? Com base nos oito novos marcadores da ICF; ao nível de conexão que o coach consegue estabelecer com o seu cliente e ao nível de co-criação que o coach consegue promover na sessão de coaching.

1 comentário

  1. Quais são os skills necessários para desenvolver um bom líder.

    ResponderEliminar

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar