Vai recrutar? Cuidado com o colesterol!

Na opinião de Magda Machado, Coordenadora da Área de Testes Psicológicos da CEGOC-TEA, “a importância estratégica do recrutamento e seleção para o sucesso empresarial é inquestionável”. Conheça o papel e a importância dos Testes Psicológicos na predição do desempenho profissional.

A importância do recrutamento e seleção


A importância estratégica do recrutamento e seleção para o sucesso empresarial é inquestionável.
A investigação empírica sobre a validade dos testes psicométricos na predição do desempenho profissional é mais sólida que a de qualquer outro método. David Arribas Águila escreve na Revista Basca de Gestão de Pessoas e Organizações Públicas que existem milhares de estudos que comprovam a capacidade preditiva dos testes de inteligência, o mesmo já não acontecendo com os estudos sobre a validade da entrevista estruturada ou de outros métodos mais recentes.

Fiabilidade, validade e utilidade dos testes psicométricos

Ainda assim, continuam a ser relativamente frequentes as tentativas de descrédito dos testes psicométricos. No entanto, quer do ponto de vista da fiabilidade dos resultados, quer do ponto de vista da validade e da utilidade, os testes psicométricos têm um valor dificilmente equiparável.
Num artigo publicado no Journal of Applied Psychology em 1983, Schmidt e Hunter, demonstram que, se atribuirmos um valor monetário ao desempenho profissional, a performance dos melhores colaboradores pode traduzir-se num acréscimo de, pelo menos, 40% da remuneração média dessa função.
Por outras palavras isto significa que, numa função cuja remuneração anual seja, por exemplo, de 50.000€, o desempenho dos melhores colaboradores pode representar, pelo menos, mais 20.000€ do que o de colaboradores cujo desempenho seja apenas médio.
Por esse motivo, um dos aspetos centrais na condução de um processo de seleção é a escolha de instrumentos de avaliação que permitam fazer uma distinção clara e precisa entre os candidatos que, se contratados, apresentarão um desempenho destacado e aqueles cujo desempenho ficará abaixo das expectativas.


Os testes psicométricos são instrumentos de apoio à decisão altamente fiáveis porque são mais precisos do que, por exemplo, os testes de medição da pressão sanguínea ou do que uma análise aos seus níveis de colesterol.

...
Pode ler o artigo completo, de Magda Machado, publicado na RH Online.

1 comentário

  1. Tenciono praticar algum testes psicotecnicos online no vosso portal

    ResponderEliminar

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar