AVE: Agressão e Violência Escolar - Comportamentos e Sintomas de Vitimização

Questionário AVE - Agressão e Violência Escolar. Comportamentos e Sintomas de Vitimização.



O AVE  permite avaliar os diferentes tipos de vitimização (direta e indireta), tipos específicos de comportamentos agressivos (ex., Manipulação Social - comportamentos de agressão e violência escolar que pretendem distorcer a imagem social do sujeito; e.g., “Criticam tudo o que faço”), a sua frequência e intensidade/severidade (que permite ter uma ideia global acerca da situação concreta de agressão que o sujeito vivencia), sem descurar o impacto emocional que estes comportamentos infligem.

Composição da escala


A escala encontra-se dividida em duas partes:
  • A primeira parte contém 50 itens, que representam situações de violência ou de agressão que podem ocorrer na escola. As crianças e adolescentes terão de assinalar com que frequência cada uma das situações já aconteceu.

  • A segunda parte da prova é constituída por 44 itens que avaliam a presença de oito grupos de sintomas: ansiedade (Ans), stress pós-traumático (Spt), distimia (Dis), baixa autoestima (Aut), flashbacks (Flb), somatização (Som), autoimagem negativa (Neg) e autodesprezo (Des), assinalados repetidamente pela investigação realizada com indivíduos vítimas de agressão e violência escolar.

A análise conjunta entre a primeira e a segunda parte da prova permite-nos ainda classificar o sujeito num dos quatro grupos de agressão e violência escolar (normal, clínico, AVE inicial e AVE com patologia). Este último, o grupo de maior risco é onde se incluem as vitimas de bullying.

Pode ser aplicada a crianças e adolescentes, entre os 7 e os 19 anos, em contexto individual ou grupal (turmas), de fácil e rápida administração, cotação e interpretação.

Sessão de apresentação do AVE


Não perca a sessão de apresentação do AVE – Agressão e Violência Escolar, Comportamentos e Sintomas de Vitimização, no dia 17 de novembro às 17h30, nas instalações da Cegoc, em Lisboa. Inscreva-se no site e venha conhecer este questionário com mais detalhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar