Diz-me como é a tua personalidade, dir-te-ei como lês os teus e-mails

Relação entre a personalidade e a forma como se lida com os e-mails


Num estudo recente sobre a comunicação por e-mail, em que 368 pessoas foram inquiridas sobre a forma como lidam com os seus e-mails, foram descobertas relações interessantes sobre a influência da personalidade no método de preparação dos e-mails e opinião sobre as mensagens recebidas (Hackston, 2016).

Em média cada pessoa recebe entre 25 a 50 e-mails por dia, enviando apenas entre 11 a 25. E há uma relação direta entre a quantidade de e-mails com que cada pessoa lida diariamente e os níveis de stress que apresenta: quanto maior for o número de e-mails recebidos, mais elevado é o nível de stress. Por outro lado, quanto maior for a organização para que a pessoa trabalha, maior será a convicção de que não deveria consultar e-mails fora do horário de trabalho.

No que toca às diferenças entre géneros, os homens apresentam uma maior tendência para consultar o seu e-mail pessoal durante as horas de trabalho. Estes dados vêm confirmar estudos realizados anteriormente, que indicam que o género masculino é mais propenso a comportamentos de cyberslacking (Vitak, Crouse & LaRose, 2011), ou seja, navegar na internet sobre assuntos não relacionados com trabalho, durante o horário laboral, descurando assim as suas tarefas.

Relativamente à personalidade propriamente dita, tomando como referência o modelo dos Big Five (para mais informações sobre este modelo pode ler um artigo publicado na revista Human Resources, clicando aqui), este estudo chegou à conclusão de que:

- Indivíduos com traços de Extroversão mais evidentes apresentam uma maior tendência para considerar que o e-mail é sobreutilizado, substituindo situações em que a comunicação face-a-face ou um telefonema poderia ser mais adequado à situação;

- Pessoas com menor Abertura à Experiência são mais estruturadas na utilização do e-mail, enviando mensagens mais claras e concisas;

- Uma Conscienciosidade mais elevada está diretamente relacionada com a rapidez de resposta aos e-mails, ou seja, pessoas mais conscienciosas respondem mais rapidamente aos e-mails;

- Os Introvertidos têm uma maior tendência para utilizar o e-mail como fuga à comunicação presencial;

- Pessoas mais racionais preferem uma comunicação objetiva e respostas rápidas, características também apreciadas por pessoas com uma maior Amabilidade;

- Pessoas com maior Abertura à Experiência são menos estruturadas e mais casuais na utilização do e-mail;

- Enviar um e-mail para a pessoa errada acontece com maior frequência a pessoas extrovertidas do que a pessoas introvertidas;

- As pessoas extrovertidas enviam e recebem mais e-mails do que as pessoas introvertidas;

- De uma forma geral, todas as pessoas esperam que os e-mails enviados sejam respondidos rapidamente, mas as pessoas com uma Conscienciosidade mais elevada ficam mais irritadas quando isso não acontece;

- São também as pessoas com Conscienciosidade mais elevada que apresentam maiores dificuldades de concentração no trabalho quando têm e-mails por ler.


Estas são pequenas pistas que nos ajudam a compreender, consoante a personalidade de cada um, a sua forma de lidar com a comunicação por e-mail e a acumulação de e-mails por ler. Será curioso, também, perceber como a nossa personalidade influência a escrita e a leitura de e-mails. Mas essa informação ficará para um próximo artigo no blog!




Hackston, J. (2016). Type and Email Communication – A Research Study from OPP. Oxford: OPP Ltd.

McCrae, R. R., & Costa, P. T. (1985a). Updating Norman's adequate taxonomy: Intelligence and personality dimensions in natural language and in questionnaires. Journal of Personality and Social Psychology, 49, 710-721.

Vitak, J., Crouse, J. & LaRose, R. (2011). Personal Internet Use at Work: Understanding cyberslacking. Computers in Human Behaviour, pp. 1751-1759.

1 comentário

  1. Tenho especial interesse em artigos relacionados com psicologia organizacional.
    Melhores Cumprimentos
    Nuno Leiria

    ResponderEliminar

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar