Novidade: TeLPI


O TeLPI - Teste de Leitura de Palavras Irregulares é lançado esta semana, encontrando-se já disponível para aquisição. Este instrumento, que permite a estimação da inteligência pré-mórbida, foi selecionado para o Prémio Hogrefe pela sua relevância para a avaliação neuropsicológica.


Descrição

A avaliação do declínio cognitivo - que acompanha frequentemente condições clínicas como doenças neurodegenerativas ou traumatismos crânio-encefálicos - pressupõe a existência de informação sobre o nível de funcionamento intelectual pré-mórbido do paciente, ou seja, anterior à presença de qualquer disfunção cerebral. Este nível de funcionamento, que é designado de inteligência pré-mórbida, é fundamental para determinar a presença, o grau ou a evolução de um possível declínio cognitivo.
Trata-se de um instrumento de aplicação e cotação rápidas, que poderá ser utilizado na prática clínica e em contexto de investigação. O QI estimado é obtido através da aplicação de fórmulas de regressão, que têm em consideração o resultado do TeLPI assim como a escolaridade do examinado.


Ficha Técnica

Este instrumento é composto por 46 itens (46 palavras irregulares), resultando de um rigoroso processo de construção e de validação psicométrica para a população portuguesa. Destina-se a indivíduos entre os 25 e os 91 anos que possuem o português como língua materna.

A aplicação da prova é feita individualmente e tem uma duração estimada de 10 minutos. Os resultados padronizados são expressos em QI.




O TeLPI estará brevemente disponível na nossa loja online. Até lá, poderá encomendá-lo por e-mail, através do endereço testes@hogrefe.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar