Conheça o CUIDA



O questionário CUIDA foi elaborado com o objetivo de avaliar a capacidade para proporcionar a atenção e o cuidado adequados a um filho biológico, adotado, ou a crianças e jovens a cargo de uma casa de acolhimento. É também destinado a avaliar a capacidade para cuidar de adultos em situação de dependência (idosos, doentes acamados, incapacitados, etc.). Pode ainda ser utilizado na seleção de pessoas para perfis cuidadores na área da mediação, da saúde ou e educação, por exemplo.

Segundo as autoras da adaptação portuguesa, “o CUIDA foi pensado para proporcionar ao profissional uma informação complementar que daria conta dos recursos pessoais assim como das limitações dos candidatos à adoção, servindo também de orientação no momento de aprofundar determinados aspetos relevantes para a avaliação, com o fim de prevenir um possível insucesso na adoção ou acolhimento”.


Estrutura

 O CUIDA é constituído por 189 itens que avaliam 14 variáveis da personalidade, três fatores de segunda ordem e uma escala adicional (Irritabilidade).

As 14 variáveis da personalidade relacionadas com a capacidade para estabelecer relações funcionais para o cuidado de outras pessoas, são identificadas como escalas primárias e avaliam:



A forma como as diferentes escalas primárias se interrelacionam, deu origem aos seguintes fatores de segunda ordem:

O CUIDA inclui ainda três índices de controlo: 



Aplicabilidade


O CUIDA é um instrumento com uma vasta aplicabilidade, como por exemplo, adoção, seleção de cuidadores (p.e., enfermeiros, auxiliares de educação, auxiliares de ação médica...), bem como outras situações de âmbito jurídico, clínico, psicopedagógico ou da área da saúde, etc.



O CUIDA encontra-se disponível para aquisição através de e-mail - testes@hogrefe.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar