A Psicologia e as Pandemias



Numa altura em que as notícias – e também as chamadas fake news – são dominadas pelo tema ‘Coronavírus’, que a comunidade científica procura estudar o seu impacto em todos os aspetos da nossa vida, decidimos listar alguns artigos científicos que nos podem ajudar a compreender os efeitos de uma pandemia e nos deixam algumas pistas de como lidar com a mesma. Partindo do vasto leque de revistas científicas que fazem parte do Grupo Hogrefe, aqui ficam 12 publicações sobre aspetos teóricos e práticos que poderão interessar à comunidade científica e aos profissionais.

São 4 as áreas aqui referidas:
  • O que já sabemos com base nas pandemias anteriores;
  • O papel da comunicação social no combate às pandemias;
  • Efeitos de uma pandemia (p.e., risco de suicídio, resiliência, inteligência emocional, liderança, etc.);
  • Cuidadores: a importância do seu equilíbrio e bem-estar.


Public trust in the face of pandemics and learning from past experience

https://eu.hogrefe.com/products/journals/european-psychologist
A revista European Psychologist dedicou uma secção especial a analisar a reconstrução da confiança do público, em preparação para uma nova pandemia. Utilizou como base a experiência dos surtos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) entre 2002 e 2003, do surto de gripe aviária entre 2005 e 2006 e do surto de gripe suína, em 2009.
  • Investigating and Rebuilding Public Trust in Preparation for the Next Pandemic (artigo completo aqui)
  • Uncertain News: Trust and Preventive Practices in Respiratory Infectious Diseases (artigo completo aqui)
  • The Psychology of AIDS Denialism: Pseudoscience, Conspiracy Thinking, and Medical Mistrust (artigo completo aqui)
  • The Role of Public Trust During Pandemics: Implications for Crisis Communication (artigo completo aqui)


How we communicate health information

https://eu.hogrefe.com/products/journals/journal-of-media-psychology
Esta secção especial do Journal of Media Psychology é dedicada à análise das tendências de comunicação em contexto de saúde. Procura identificar como podemos garantir que as informações são bem comunicadas, permitindo às pessoas tomar medidas adequadas sobre a sua própria saúde. Destacam-se dois artigos sobre o papel da comunicação social na transmissão de mensagens de saúde, que poderão ser de especial interesse nesta altura.
  • Trends in Health Communication (artigo completo aqui
  • Exemplification 2.0: Roles of Direct and Indirect Social Information in Conveying Health Messages Through Social Network Sites (artigo completo aqui
  • Context and Identification in Persuasive Mass Communication (artigo completo aqui)


The risk of suicide in older adults during epidemics/pandemics

https://eu.hogrefe.com/products/journals/crisis
Neste artigo, publicado em 2010 na Revista Crisis, é analisado o aumento da taxa de suicídio entre adultos com mais de 65 anos, durante a epidemia de SARS em Hong Kong no ano de 2003. São ainda fornecidas indicações de como garantir o bem-estar dos idosos, baseadas nos motivos do suicídio.


Not all adverse events are negative

https://eu.hogrefe.com/products/journals/european-journal-of-health-psychology
O confinamento durante uma pandemia envolve dificuldades óbvias, mas nem todos os aspetos são negativos. Neste artigo em específico, são analisadas sistematicamente as pesquisas existentes sobre adversidades e sobre o seu potencial para aumentar a resiliência. São também fornecidas informações sobre as suas implicações práticas. Poderá ler o artigo na íntegra aqui.


Assessing the emotional impact of a pandemic

A pandemia da Covid-19 trouxe consigo uma série de traumas e stress que só se tornarão evidentes com o passar de meses ou anos. Muitos profissionais sentem-se desconfortáveis ao avaliar o impacto destes traumas e tensões, assim como na utilização de ferramentas baseadas no diagnóstico e focadas na patologia e no indivíduo, em vez de se focarem nas circunstâncias excecionais que este está a vivenciar. Poderá ler mais sobre esta temática aqui.


The fundamentals of leadership judgement remain

Com toda a informação que recebemos e todos os conselhos de como lidar com tempos de incerteza, é fácil ficar confuso. Neste artigo, Nicola Brazil, Publishing Manager da filial Hogrefe no Reino Unido, fala-nos sobre como podemos ser líderes eficazes durante esta pandemia – e porque precisamos de recorrer às bases do julgamento de liderança, fazendo as escolhas certas no que toca às abordagens de liderança em resposta a situações particulares. Pode ler o artigo completo aqui.


Caring for the carers: maintaining psychological wellbeing during crisis

Durante as mudanças nas nossas vidas pessoais e profissionais, é vital garantir que temos o necessário para manter o nosso bem-estar. Principalmente quando falamos de cuidadores, é importante garantir o balanço entre o seu próprio bem-estar e o bem-estar coletivo da sociedade. Neste artigo da Psicóloga Liz Hey é possível encontrar dicas para manter um estilo de vida saudável e para se ajustar a esta “nova normalidade” em que nos encontramos. São também indicados recursos com informação adicional.




Esta publicação do Blog dos Testes Psicológicos foi escrito com base nas publicações da Hogrefe Ltd, UK.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar