As perturbações da personalidade


Uma perturbação de personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo.

A organização das perturbações de personalidade

O DSM-5 lista dez perturbações de personalidade que distribui em três clusters, o A, de Perturbações de Personalidade Estranha, o B de Perturbações de Personalidade Imatura e o C de Perturbações de Personalidade Amedrontada.

As perturbações do cluster A são caracterizadas por padrões de pensamento estranhos ou excêntricos, tais como extremo desinteresse social, desconfiança, ou crenças invulgares. Cada uma das personalidades do grupo B é frequentemente animada e colorida, encaixando na descrição dramática, emocional e errática. Prendem as atenções, são conspiradores, manipuladores, encantadores e carismáticos e têm frequentemente passados conturbados. Já as pessoas com perturbações de personalidade do cluster C desenvolvem padrões ansiosos ou temerosos de pensamento e de relação com os outros.


Para saber mais

Se desejar saber mais sobre as estratégias terapêuticas a utilizar no tratamento dos clientes que sofrem com algumas destas perturbações, o Grupo Hogrefe publicou no último ano o título Personality Disorders - A Clarification-Oriented Psychotherapy Treatment Model, que poderá encontrar na nossa loja online.


Bibliografia

American Psychological Association. (2014). DSM 5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Climepsi Editores.
Sachse, R. (2020). Personality Disorders - A Clarification-Oriented Psychotherapy Treatment Model, Hogrefe Publishing.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar