Perturbação de personalidade borderline


A perturbação de personalidade limite ou perturbação de personalidade Borderline (PPB) é caracterizada por um padrão disperso de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos e de impulsividade acentuada, que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos. 

O medo do abandono, real ou imaginário, é algo que as pessoas que sofrem com esta perturbação tentam ao máximo evitar. Quando começam uma terapia, os profissionais que os acompanham percebem rapidamente que há uma excessiva dependência e uma adulação inadequada. Estes são os pacientes mais propensos a telefonar a meio da noite, insistindo numa consulta de emergência ou numa visita tardia ao consultório. Algo que pode ocorrer mais facilmente quando o paciente se sente isolado ou sozinho (por exemplo, quando o terapeuta está prestes a tirar férias). 

Existem outros critérios utilizados no diagnóstico desta perturbação como padrões de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizados pelos extremos na relação com o outro, tanto idealizando, como desvalorizando o outro, podendo até revelar uma raiva intensa e inapropriada. Sentimentos que acabam por revelar um vazio crónico difícil de preencher. 

Para que seja possível compreender qual a melhor forma de lidar com esta perturbação de personalidade, a Hogrefe CETEPP tem publicados dois livros que ajudam tanto os profissionais, como outras pessoas que lidam de perto com pessoas com esta perturbação, são eles: Como lidar com o transtorno de personalidade limítrofe – Borderline - Guia prático para familiares e pacientes (link) e Manual do bom manejo clínico para transtorno de personalidade Borderline (link). 

Caso tenha interesse em aprofundar conhecimentos sobre esta temática, de que forma surge esta perturbação, quais as características que têm de estar presentes para que a PPB seja diagnosticada, quais as formas de tratamento ou as terapias, pode aproveitar o desconto de 10% nos dois títulos indicados acima, em pedidos efetuados no nosso site entre os dias 10.03 e 14.03. As despesas de envio são oferta para todo o território nacional. Promoção limitada ao stock existente.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar