Novidade: EGP - Exame Geronto-Psicomotor


 O EGP - Exame Geronto-Psicomotor, o mais recente lançamento da Editora Hogrefe, é um instrumento que avalia as competências psicomotoras de sujeitos com mais de 60 anos de idade. 

Trata-se da adaptação portuguesa de um teste editado em 2011 pela Les Editions Hogrefe France. Está preparada para ser utilizada quer em Portugal quer no Brasil, uma vez que resulta do trabalho conjunto da Editora Hogrefe e da Hogrefe CETEPP (Brasil). 


Objetivo

O objetivo do EGP é estabelecer um perfil/diagnóstico psicomotor, complementar ao diagnóstico médico. Pretende-se que permita não só orientar a intervenção, como avaliar a eficácia da intervenção psicomotora.

A nível concetual, relaciona a motricidade, a perceção e a cognição, no plano verbal e não-verbal, tendo em conta a ligação entre a memória e estas três grandes áreas.


Estrutura

O teste é constituído por 17 domínios, distribuídos em diferentes áreas.



Aplicação

Este instrumento pode ser aplicado a adultos com 60 ou mais anos de idade. No manual são disponibilizadas instruções detalhadas, de forma a agilizar a aplicação do instrumento. A aplicação é feita de forma habitual e tem uma duração aproximada de 60 minutos.


Materiais

A aplicação do EGP implica a utilização de diversos materiais, sendo alguns inseridos no kit de comercialização da prova, enquanto outros não. No kit do instrumento estão incluídos:

  • Manual
  • Cadernos de registo
  • Cartões
  • Cubos



Além destes materiais, é ainda necessário adquirir/construir outros materiais para a aplicação, como cronómetro, cadeira, fita métrica, folhas, etc. Todos os materiais estão listados no manual da prova.


Resultados

Através do EGP é possível obter informação quantitativa e qualitativa acerca do desempenho psicomotor do idoso, permitindo a criação de um projeto integral de intervenções terapêuticas e medidas envolvimentais, com vista à manutenção da independência funcional do paciente. Através da versão portuguesa, é ainda possível observar os mecanismos compensatórios nos domínios cognitivos e motores que o idoso utilizar para conseguir ter sucesso na realização de determinada tarefa.

Além dos resultados da escala total, o Perfil de Resultados do EGP inclui ainda resultados em três áreas:

  • Constrangimentos físicos
  • Prevalência cognitiva
  • Prevalência motora
Com estes resultados, é possível avaliar o nível de risco de comprometimento psicomotor, para melhor orientar o profissional na sua intervenção.


O EGP - Exame Geronto-Psicomotor poderá ser adquirido, brevemente, através da nossa loja online. Até lá, poderá remeter-nos as suas questões por e-mail: testes@hogrefe.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar