O Exame Geronto-Psicomotor e a elaboração de um perfil individualizado


Caracterização quantitativa e qualitativa


A caracterização da pessoa ou do grupo a ser avaliados deverá ser bastante completa e detalhada. Assim, deverá conter:

  • Dados sociodemográficos: é fundamental elaborar uma recolha de informações relacionadas com a idade, o diagnóstico, as habilitações académicas, se necessita de apoio e, em caso de resposta afirmativa, que tipo de apoio (ex. apoio domiciliário, centro de dia) e frequência (ex. diário, semanal), se realiza alguma actividade ou terapia e se utiliza alguma tecnologia de apoio. Dependendo do contexto, pode ser importante ter uma descrição do nível socio-económico.
  • Nível de funcionalidade: para compreender a real capacidade funcional da pessoa podem ser aplicadas diferentes escalas de avaliação. Por exemplo, O Índice de Barthel é uma escala que permite avaliar a autonomia do sujeito em realizar atividades básicas do seu quotidiano, tais como a alimentação, vestir, banho, higiene corporal, uso da casa de banho, controlo intestinal e vesical, subir escadas, transferência cadeira-cama e deambulação. O Índice de Lawton é um instrumento de avaliação das atividades instrumentais da vida diária, composto por oito atividades: cuidar da casa, lavar a roupa, preparação da comida, ir às compras, utilização do telefone, utilização de transporte, gestão do dinheiro e gestão da medicação.
  • Estado mental: é muito importante estabelecer um perfil cognitivo da pessoa, nomeadamente através da aplicação do Mini-Mental State Examination (MMSE). Este instrumento permite a avaliação de capacidades cognitivas específicas em populações sénior, consoante o nível de escolaridade. É constituído por itens de orientação; retenção; atenção e cálculo; evocação; linguagem; e, habilidade construtiva.

Possíveis observações realizadas através do EGP

O EGP possibilita a recolha de informações qualitativas e quantitativas do seguinte tipo:

  • Equilíbrio estático e dinâmico: podem ser observadas a qualidade postural, reequilibrações, direcionamento do olhar, velocidade e comprimento da passada, com ou sem a utilização de tecnologias de apoio (andarilhos, bengalas) entre outros. É constituído por tarefas que consistem em permanecer em equilíbrio estático em pé; equilíbrio na ponta dos dois pés, em apenas um pé e na ponta de um pé; marcha, marcha acelerada e corrida.
  • Mobilizações articulares: Os itens relativos à mobilização articular englobam movimentação passiva (o avaliador é o agente) e ativa (imitação de movimentos), tanto nos membros superiores como inferiores. Para além de permitir uma apreciação dos movimentos (amplitude articular), possibilita uma avaliação da reação emocional ao toque através da atividade-passividade.
  • Motricidade: Os itens pertencentes à motricidade são avaliados com diversas atividades. Na motricidade fina dos membros superiores avalia-se a tarefa de abotoar/desabotoar, o tamborilar, a oponência polegar-dedos e a pega de um pequeno objeto. Já nos membros inferiores, avalia-se essencialmente a colocação dos pés em pegadas com posições específicas e o pontapear. Salienta-se que os resultados de todos estes itens de motricidade fina avaliam ambos os lados do corpo. Ainda dentro da motricidade, existe um conjunto de atividades que se designam de praxias que avaliam a utilização de talheres, a capacidade de expressão gestual, a escrita, a cópia de figuras geométricas e por fim a construção de uma pirâmide, através de um modelo.
  • Conhecimento das Partes do Corpo: Os itens relativos a esta área envolvem a avaliação do conhecimento de partes do corpo no próprio e no outro, assim como a imitação de posições com e sem modelo e a identificação de partes do corpo que estão ausentes numa figura.
  • Vigilância: Este item avalia questões de manutenção de atenção/concentração, tais como a execução da instrução, o agarrar um cubo ao sinal e a identificação de formas e cores.
  • Memória: Nos itens da memória percetiva pretende-se avaliar a evocação de cores e posições que foram anteriormente apresentadas na avaliação. Quanto à memória verbal, tem em conta a evocação imediata de palavras, a descrição de momentos do dia e por fim a evocação de palavras já referidas. 
  • Perceção: avalia itens de reprodução rítmica, reconhecimento de objetos pelo tacto (estereognosia), identificação de imagens e a leitura.
  • Orientação: Esta área tem em conta a orientação da pessoa no tempo e no espaço. A nível temporal avalia as questões da evocação da data, da hora, dos dias da semana, meses e ordenação de sequências. A nível espacial tem em conta o conhecimento da instituição e sua localização, a divisão de linhas em partes iguais, a localização de objetos e por fim a descrição de deslocamentos (e.g. como se vai até à casa de banho).
  • Comunicação: permite avaliar questões relativas à comunicação, que dão informações sobre a linguagem, a compreensão das instruções, a expressividade do rosto e sobre a expressão gestual.


Encaminhamento para a intervenção

Toda esta caracterização demonstra-se importante uma vez que permite um conhecimento detalhado e específico das características do domínio psicomotor da pessoa idosa, que facilitará a adequação dos serviços e objetivos estabelecidos, às suas necessidades, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.

Deverão ser realizadas recomendações sobre o tipo e características das intervenções terapêuticas mais adequadas às necessidades (ex. sessões de psicomotricidade em grupo, com frequência bissemanal, com duração aproximada de 60 minutos, para trabalhar os domínios referidos, através da realização de percursos motores, atividades de dinâmica e consciencialização corporal e atividades de interação e comunicação). Pode ser também realizado o encaminhamento para intervenções focadas na estimulação cognitiva com e/ou na capacidade funcional.


[Um artigo escrito por Ana Morais, Sofia Santos e Paula Lebre, autoras da adaptação portuguesa do EGP]

Bibliografia

Michel, S., Soppelsa, R. & Albaret, J.M. (2011). Examen Geronto Psychomoteur-Manuel D'Aplication. Paris: Hogrefe.

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