Novidade: FAST - Teste de Avaliação do Sistema Familiar

O FAST - Teste de Avaliação do Sistema Familiar é uma técnica de disposição de figuras, para examinar relações no seio da família ou em sistemas sociais equivalentes. Baseia-se na premissa de que as famílias saudáveis têm uma estrutura equilibrada de relações, fronteiras geracionais bem definidas e uma organização flexível.

Pode ser utilizado com a família como um todo ou individualmente, de forma a permitir uma análise clara acerca das estruturas hierárquicas e dos vínculos emocionais. Foi desenvolvido em conjunto pela Universidade de Stanford e Universidade de Zurique e é baseado numa vasta experiência clínica.


Materiais

Os materiais do FAST incluem um tabuleiro, blocos cilíndricos e figuras que representam os membros da família. Do kit inicial do instrumento fazem também parte o Manual e os Cadernos de registo.

As entrevistas semiestruturadas de acompanhamento permitem obter informação adicional, útil no planeamento e na avaliação das intervenções.


Objetivo

O FAST pode ser utilizado em contexto clínico e de investigação para:

  • analisar a estrutura familiar;
  • fazer o diagnóstico de problemas biopsicossociais;
  • planear e avaliar intervenções preventivas e terapêuticas.


Aplicação

Este instrumento pode ser aplicado a partir dos 6 anos, tanto a crianças como adultos. A aplicação é rápida, demorando entre 5 a 10 minutos numa administração individual e entre 10 a 30 minutos numa administração de grupo.

Como se baseia numa técnica de disposição de figuras, não está dependente da linguagem.


Correção

Imediatamente após a sua utilização é possível obter algumas conclusões, como determinar características estruturais (por exemplo, as fronteiras geracionais). Analisando a entrevista de acompanhamento e os comentários espontâneos, é ainda possível gerar hipóteses sistémicas orientadas para a família. Os resultados podem ser interpretados quantitativa ou qualitativamente, podendo ser utilizados para:

  • diagnóstico e planeamento da terapia
  • supervisão e formação
A correção do FAST é realizada manualmente. O manual inclui informação detalhada, com instruções para cotar a coesão e a hierarquia, bem como para determinar os tipos de estruturas familiares. É também disponibilizada informação sobre os aspetos relativos à avaliação qualitativa. 


Poderá encontrar a informação técnica do instrumento e adquiri-lo através da nossa loja online, na página dedicada ao FAST.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar