Novidade: FAST - Teste de Avaliação do Sistema Familiar
O FAST - Teste de Avaliação do Sistema Familiar é uma técnica de disposição de figuras, para examinar relações no seio da família ou em sistemas sociais equivalentes. Baseia-se na premissa de que as famílias saudáveis têm uma estrutura equilibrada de relações, fronteiras geracionais bem definidas e uma organização flexível.
Pode ser utilizado com a família como um todo ou individualmente, de forma a permitir uma análise clara acerca das estruturas hierárquicas e dos vínculos emocionais. Foi desenvolvido em conjunto pela Universidade de Stanford e Universidade de Zurique e é baseado numa vasta experiência clínica.
Materiais
Os materiais do FAST incluem um tabuleiro, blocos cilíndricos e figuras que representam os membros da família. Do kit inicial do instrumento fazem também parte o Manual e os Cadernos de registo.
As entrevistas semiestruturadas de acompanhamento permitem obter informação adicional, útil no planeamento e na avaliação das intervenções.
Objetivo
O FAST pode ser utilizado em contexto clínico e de investigação para:
- analisar a estrutura familiar;
- fazer o diagnóstico de problemas biopsicossociais;
- planear e avaliar intervenções preventivas e terapêuticas.
Aplicação
Este instrumento pode ser aplicado a partir dos 6 anos, tanto a crianças como adultos. A aplicação é rápida, demorando entre 5 a 10 minutos numa administração individual e entre 10 a 30 minutos numa administração de grupo.
Como se baseia numa técnica de disposição de figuras, não está dependente da linguagem.
Correção
Imediatamente após a sua utilização é possível obter algumas conclusões, como determinar características estruturais (por exemplo, as fronteiras geracionais). Analisando a entrevista de acompanhamento e os comentários espontâneos, é ainda possível gerar hipóteses sistémicas orientadas para a família. Os resultados podem ser interpretados quantitativa ou qualitativamente, podendo ser utilizados para:
- diagnóstico e planeamento da terapia
- supervisão e formação
Sem comentários:
Enviar um comentário