A insónia


Do grupo de perturbações de sono-vigília inclui-se a perturbação de insónia, uma condição comum que, seja de curta duração ou crónica, influencia negativamente a vida de milhares de pessoas em todo o mundo e que descrevemos brevemente na publicação desta semana do nosso blog.


Perturbações de Sono-Vigília

As perturbações de sono-vigília abrangem dez perturbações ou grupos de perturbações: perturbação de insónia, perturbação de hiper sonolência, narcolepsia, perturbações do sono relacionados à respiração, perturbação do sono-vigília do ritmo circadiano, perturbações de despertar do sono não REM (Rapid Eye Movement - movimentos rápidos dos olhos), perturbação do pesadelo, perturbação comportamental do sono REM, síndrome das pernas inquietas e perturbação do sono induzido por substância/ medicamento.

Geralmente, os indivíduos com esses tipos de perturbação apresentam-se com queixas de insatisfação envolvendo a qualidade, o tempo e a quantidade de sono. O sofrimento e o prejuízo resultantes durante o dia são características centrais partilhadas por todos esses perturbações.

Perturbação de Insónia

A perturbação de insónia pode apresentar-se de três formas: alguns doentes terão muita dificuldade em adormecer; outros terão dificuldade ou impossibilidade de dormir durante a noite; outros ainda serão atormentados pelo despertar matinal e não conseguirão adormecer de novo. A perturbação de insónia deve causar angústia ou deficiência para poder ser diagnosticada e deve estar presente pelo menos três noites por semana durante, pelo menos, três meses.

Tratamento 

Um dos tratamentos aconselhados nos casos de insónia é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é um modelo de intervenção que ajuda a identificar pensamentos perturbadores, que têm uma influência negativa no comportamento e nas emoções, e que contribuem para o agravamento de dificuldades emocionais.


Pode saber mais sobre esta perturbação e outras formas de tratamento com o livro Insomnia, da coleção Advances in Psychotherapy – Evidence-Based Practice, a coleção de guias práticos para profissionais, publicado em 2019, pelo Grupo Hogrefe. Saiba mais no nosso site.



Bibliografia

American Psychological Association. (2014). DSM 5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Climepsi Editores.
Wedding, D., & Niemiec, R. M. (2014). Movies and Mental Illness - Using Films to Understand Psychopathology, Hogrefe & Huber Publishers.
Wohlgemuth, W. K., & Fins, A. I. (2019). Insomnia, Hogrefe Publishing.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar