A insónia


Do grupo de perturbações de sono-vigília inclui-se a perturbação de insónia, uma condição comum que, seja de curta duração ou crónica, influencia negativamente a vida de milhares de pessoas em todo o mundo e que descrevemos brevemente na publicação desta semana do nosso blog.


Perturbações de Sono-Vigília

As perturbações de sono-vigília abrangem dez perturbações ou grupos de perturbações: perturbação de insónia, perturbação de hiper sonolência, narcolepsia, perturbações do sono relacionados à respiração, perturbação do sono-vigília do ritmo circadiano, perturbações de despertar do sono não REM (Rapid Eye Movement - movimentos rápidos dos olhos), perturbação do pesadelo, perturbação comportamental do sono REM, síndrome das pernas inquietas e perturbação do sono induzido por substância/ medicamento.

Geralmente, os indivíduos com esses tipos de perturbação apresentam-se com queixas de insatisfação envolvendo a qualidade, o tempo e a quantidade de sono. O sofrimento e o prejuízo resultantes durante o dia são características centrais partilhadas por todos esses perturbações.

Perturbação de Insónia

A perturbação de insónia pode apresentar-se de três formas: alguns doentes terão muita dificuldade em adormecer; outros terão dificuldade ou impossibilidade de dormir durante a noite; outros ainda serão atormentados pelo despertar matinal e não conseguirão adormecer de novo. A perturbação de insónia deve causar angústia ou deficiência para poder ser diagnosticada e deve estar presente pelo menos três noites por semana durante, pelo menos, três meses.

Tratamento 

Um dos tratamentos aconselhados nos casos de insónia é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC é um modelo de intervenção que ajuda a identificar pensamentos perturbadores, que têm uma influência negativa no comportamento e nas emoções, e que contribuem para o agravamento de dificuldades emocionais.


Pode saber mais sobre esta perturbação e outras formas de tratamento com o livro Insomnia, da coleção Advances in Psychotherapy – Evidence-Based Practice, a coleção de guias práticos para profissionais, publicado em 2019, pelo Grupo Hogrefe. Saiba mais no nosso site.



Bibliografia

American Psychological Association. (2014). DSM 5 - Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, Climepsi Editores.
Wedding, D., & Niemiec, R. M. (2014). Movies and Mental Illness - Using Films to Understand Psychopathology, Hogrefe & Huber Publishers.
Wohlgemuth, W. K., & Fins, A. I. (2019). Insomnia, Hogrefe Publishing.

1 comentário

  1. Este site me ajudado bastante em respostas de perguntas que muitas vezes não teria facilmente uma resposta. Obrigado equipa do Blog de testes psicológicos pela matérias que tem sido trazidas de forma mais aberta e com soluções orientadas a obras e livros adequadas.

    ResponderEliminar

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar