Livro do Mês | A Prática da Terapia Cognitivo-Comportamental Positiva




    Escrito por Fredike Bannick, "A prática da terapia cognitivo-comportamental positiva" apresenta as bases teóricas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e oferece técnicas clínicas detalhadas, de modo a que os profissionais as possam utilizar para identificar e trabalhar os pontos fortes do cliente. A intervenção é também orientada para o desenvolvimento da capacidade de resiliência do cliente.

    No início do livro é disponibilizado um índice que facilita a procura de informações específicas. Este livro está dividido em três partes - Teoria, Aplicações (de acordo com o objetivo da intervenção) e mais aplicações (de acordo com o alvo da intervenção) - que, apesar de fazerem parte de um todo, podem ser lidas em separado. Cada capítulo inicia-se com uma breve introdução que contém uma sinopse do que se poderá esperar e, também, alguns conceitos pertinentes que vale a pena relembrar antes de iniciar a leitura.

    Ao longo de todo o livro, a autora faz uso de várias metáforas, histórias e poemas que tornam a escrita mais leve e envolvente para o seu leitor. Cada capítulo inicia-se com uma citação relacionada com os temas nele abordados. Por exemplo, utilizando o capítulo 8 como exemplo, este tem como título “Mudando as ações” e foi-lhe atribuída a seguinte citação de Albert Einstein: “Insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes esperando resultados diferentes”. Estas citações, que podem parecer apenas uma forma introdutória de um capítulo, acabam por convidar o leitor a refletir, mesmo que de forma inconsciente, sobre o conteúdo que lhe irá ser apresentado, antes mesmo de o começar a ler. Estas reflexões podem ser meras concordâncias ou discordâncias com o que é apresentado em apenas uma citação de duas linhas, ou uma linha de pensamento que depois virá a ser complementada com a teoria que a autora apresenta.

    Este livro partilha, também, ideias de exercícios que cada terapeuta pode fazer com os seus clientes, explicando como trabalhá-los no contexto da terapia cognitivo-comportamental positiva, assim como o racional por detrás de cada um deles.

    Ao ser um livro que conjuga a teoria com a prática, facilmente se lê por interesse próprio no tema ou como objeto de estudo e aprofundamento de conhecimentos sobre a área da terapia cognitivo-comportamental positiva.

    Para conhecer melhor esta obra, aproveite o desconto de 10% durante o mês de março, com portes de envio gratuitos para Portugal Continental. Pode encomendar o seu exemplar aqui.

    Disponibilizamos ainda o índice da obra, para consulta dos pontos abordados na mesma.


    Conteúdo:

Prólogo
Prefácio
Parte 1
Teoria
1. O que é a TCC?
2. O que é a TCC positiva?
3. Introdução
4. As duas fontes positivas
Parte 2
Aplicações
5. Aprimorando a aliança terapêutica
6. Avaliação
7. Mudando o panorama
8. Mudando as ações
9. Mudando os sentimentos
10. Tarefas de casa
11. Sessões subsequentes
12. O papel do terapeuta na TCC positiva
Parte 3
Mais aplicações
13. A TCC positiva com casais e grupos
14. A TCC positiva com crianças e famílias
15. A TCC positiva no local de trabalho
16. A TCC positiva e o futuro
17. Perguntas frequentes
Epílogo
Sites da web
Apêndice
Referências
Índice

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar