NOVIDADE | Aventura Pirata: Treino da Atenção e das Funções Executivas Mediante Autoinstruções

 


A Aventura Pirata, Treino da Atenção e das Funções Executivas Mediante Autoinstruções tem como objetivo ensinar as crianças a terem e a recorrerem a um discurso interno, aplicando uma estrutura organizada de autoinstruções, para que possam resolver, autonomamente, tarefas cognitivas e académicas, de uma forma atenta e reflexiva.

A Aventura Pirata tem como referência as teorias de Meichenbaum e de Orjales sobre o treino de autoinstruções. O treino de autoinstruções faz parte de uma intervenção multimodal utilizada, em particular, nos casos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) pelo que, em crianças com este diagnóstico, se recomenda complementar o programa com o uso de estratégias de intervenção, orientadas para as necessidades específicas de cada criança.

O programa centra-se em ajudar a criança a desenvolver e utilizar, de maneira sistemática, competências como: reconhecer os objetivos específicos da atividade académica que tem de fazer; planificar e gerar estratégias para solucionar eficazmente os problemas; ser capaz de atuar de acordo com uma instrução mantendo a atenção sustentada; e, por último, desenvolver o hábito de rever as tarefas depois de as completar, com menor supervisão do adulto, reforçando os seus êxitos e aprendendo com os erros.

O programa engloba quatro tipos de atividades que foram desenhadas para exercitar a atenção sustentada, a memória de trabalho e outras funções executivas, tais como o planeamento, a inibição, a flexibilidade e a monitorização de execução.

Para aumentar a motivação, o programa Aventura Pirata foi construído tendo por base uma história na qual a criança participa como se fosse um marinheiro de um barco pirata, que enfrenta muitos desafios durante uma viagem fantástica.

O programa Aventura Pirata conta com três cadernos de fichas (1 por nível), organizadas por grau de dificuldade (crescente) e construídas para diferentes faixas etárias:

  • Nível 1: dos 6 aos 8 anos (do 1º ao 2º Ano de escolaridade);
  • Nível 2: dos 8 a 10 anos (do 3º ao 4º ano de escolaridade);
  • Nível 3: dos 10 aos 12 anos (do 5º ao 6º ano de escolaridade).

Esta classificação por idades serve apenas para orientação. Para algumas crianças, devido ao seu nível de rendimento e de desenvolvimento neuropsicológico, é mais adequado trabalhar com cadernos de níveis inferiores ou superiores aos indicados para a sua idade ou nível de escolaridade.

Em cada nível podem encontrar-se 4 tipos de atividades (Mapa Pirata, Contagem dos Tripulantes, Coordenadas e Inventário), cada uma delas composta por 15 fichas. O programa inclui também um cartão com o esquema das autoinstruções para poder ser usado durante a resolução das tarefas.

Materiais

O Programa Aventura Pirata é composto por: 1 manual técnico, 3 cadernos de fichas e 1 cartão com as autoinstruções. As fichas que fazem parte dos cadernos são materiais destacáveis (não reutilizáveis), para que se tornem mais práticas na sua utilização.



Aplicação

Este programa é destinado, especialmente, a crianças dos 6 aos 12 anos:

  • Com diagnóstico de PHDA,
  • Com apenas défice de atenção,
  • Ou que, apesar de não cumprirem os critérios da PHDA ou de terem outras perturbações do neurodesenvolvimento, necessitem de treinar um estilo mais reflexivo, autónomo e organizado na resolução de tarefas.

O tempo de aplicação é variável, demorando entre 10 a 15 minutos por tarefa/atividade. O programa pode ser utilizado em contexto educacional e clínico. Devido à sua simplicidade e flexibilidade, o programa é adequado para trabalhar tanto em contextos clínicos e educacionais. É um recurso muito útil e atrativo que permite trabalhar com as fichas de forma consecutiva ao longo de uma sessão ou como parte de um programa de intervenção intercalado com outras tarefas focadas no mesmo objetivo.

Poderá encontrar toda a informação técnica sobre o programa e adquiri-lo através da nossa loja online.

 

 

 

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