Livro do Mês | Avaliação psicológica infantil



Este mês destacamos o livro Avaliação psicológica infantil, das autoras Manuela Lins, Monalisa Muniz e Lucila Cardoso. A edição brasileira é da responsabilidade da Editora Hogrefe CETEPP.

Este livro visa auxiliar no desenvolvimento de competências relevantes para a formação do psicólogo na área da avaliação infantil. Escrito por autores brasileiros que investigam e/ou trabalham especificamente com cada uma das temáticas abordadas, o livro compila informações básicas e essenciais, de forma didática, bem como os principais avanços nos diversos segmentos da avaliação psicológica.

A avaliação psicológica infantil é uma prática frequente, que exige bastante conhecimento técnico e teórico por parte do psicólogo. Desta forma, é fundamental que o profissional aposte no desenvolvimento do seu know-how teórico para que, durante as avaliações, possa compreender os aspetos que fazem parte do desenvolvimento biopsicossocial da criança e do contexto em que está inserida, identificando situações que possam comprometer ou contribuir para um desenvolvimento saudável. A relevância da avaliação junto deste público ocorre, entre outros motivos, pelo facto de a infância se caraterizar como uma etapa de desenvolvimento em que ocorrem mudanças importantes do ponto de vista cognitivo, afetivo, social e motor.

Com a colaboração de 44 autores, o livro “Avaliação psicológica infantil”, dividido em três partes temáticas e com 22 capítulos, contempla importantes exigências da avaliação psicológica, e oferece aos leitores contribuições teóricas e práticas sobre variados temas.

Na primeira parte, são abordados aspetos considerados fundamentais para a compreensão do processo de avaliação psicológica infantil, que estão relacionados com o desenvolvimento da criança. Nesta parte, são discutidas questões cognitivas, socioemocionais, familiares, escolares e a função da avaliação para a psicoterapia infantil.

Na segunda parte, são abordados os instrumentos e as ferramentas mais frequentemente utilizados no processo de avaliação psicológica, de acordo com as diferentes características e exigências dos sujeitos avaliados. São analisadas também, de forma contextualizada, as técnicas e os procedimentos a seguir para a entrevista inicial e final (devolutiva) da avaliação.

Por fim, a terceira parte aborda temas e contextos de avaliação psicológica infantil ilustrados com relatos de casos clínicos, o que possibilita ao leitor integrar os conhecimentos teóricos com a sua aplicação prática.

Além de demarcar a importância da área, este livro foi cuidadosamente preparado para oferecer a profissionais, investigadores e alunos de psicologia, conhecimento técnico e teórico sobre diversos aspetos fundamentais para o desenvolvimento de uma avaliação psicológica infantil de qualidade.

Durante o mês de agosto, pode adquirir este livro com 10% de desconto através do nosso site. Esta campanha será valida até ao dia 31 de agosto. As despesas de envio são gratuitas (apenas para Portugal Continental).


Principais vantagens do livro: 

  • Apresenta de técnicas de avaliação psicológica infantil, ao mesmo tempo que visa capacitar o leitor sobre a flexibilidade necessária para avaliar esta etapa;
  • Apresenta um panorama geral sobre os instrumentos e ferramentas da avaliação disponíveis e utilizadas pelos psicólogos brasileiros (alguns dos quais disponíveis também em Portugal);
  • Disponibiliza estratégias para a condução de processos de avaliação em diferentes contextos.

Sumário

Parte 1 - Desenvolvimento infantil: aspetos introdutórios

1. Características cognitivas do desenvolvimento infantil

2. Competências socioemocionais de crianças: questões desenvolvimentais

3. Importância do contexto familiar e escolar para as crianças

4. Avaliação psicológica e psicoterapia na infância

5. Princípios fundamentais da psicofarmacologia na avaliação psicológica

 

Parte 2 - Ferramentas em avaliação psicológica infantil

6. Avaliação Terapêutica na clínica com crianças, adolescentes e famílias

7. Técnicas de observação no contexto clínico infantil

8. A importância da entrevista inicial no processo avaliativo infantil

9. A importância de múltiplos informantes na avaliação psicológica infantil

10. Estratégias lúdicas na avaliação infantil

11. O desenho infantil como ferramenta para avaliação emocional, afetiva e comportamental

12. Os testes psicométricos na avaliação psicológica com crianças

13. O uso dos métodos projetivos na avaliação de crianças

14. Encerramento do processo avaliativo infantil: a entrevista devolutiva

 

Parte 3 - Avaliação psicológica com crianças: teoria e estudo de caso

15. Avaliação neuropsicológica de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento

16. Avaliação de crianças e de adolescentes com queixa de comportamentos antissociais

17. Avaliação da ansiedade em crianças

18. Avaliação da depressão infantil

19. Avaliação de crianças com transtornos alimentares

20. Avaliação psicológica de crianças no contexto hospitalar: contribuições para a psicologia pediátrica

21. Avaliação de crianças com suspeita de abuso sexual

22. Avaliação de crianças em situação de disputa de guarda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreva o que pretende e carregue na lupa para pesquisar